quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

a fotografia

do GUY BOURDIN me surpreende.
e por que falar dele depois de 18 anos da morte dele? porque ele ainda é emblemático e intenso. veio á tona na minha cachola essa semana, num curso de power point, e tinhamos que fazer um power point e daí eu fiz um sobre. pra mostrar à pessoas de um segmento diferente da fotografia, algo sobre ele. mas daí eu entrei em colapso. porque como ele era doidão, ele não gostava nem de pensar que seus trabalhos desviassem de seus formatos originais. imaginem se ele estivesse vivo ainda, com suas imagens circulando pela internet? ou se ele visse a homenagem que o Mondino fez, usando como "modelo-vítima" a Madonna. Ainda bem que o Samuel, filho dele, meteu processo. Guy faria a mesma coisa, e falaria com a voz, supostamente pela wikipedia, fina: ei, sua loira colagenada, pode desmontar os cenários que eu criei PARA revistas e não para VIDEO.

ele nem diria isso. trancaria ela numa caixa preta e deixaria ela lá, pra posteridade, ou faria uma foto (porque ele dispensava editoriais com fotos iguais umas ás outras para falar da mesma coisa. ou de nada, como hoje em dia)

outra hipotése: soube que o Steven Meisel, que é um cara fodão aí da artes visuais, andou postando fotos da Vogue Paris desse mês no Twitter (onde já se viu), e acho que se bourdin visse isso, ia endoidar, de vez. ainda mais sabendo que ele colaborou muito com a revista durante um bom tempo.

bourdin14.jpg (440×293)

O que será que um dos ícones mais emblemáticos da fotografia moderna diria sobre a forma como a fotografia mostra-se hoje em dia? Será que ele se renderia à modernidade hype-fashion-cool-lalalala e faria tudo pra ganhar dindin? acho que não....


em respeito a bourdin, não colocarei fotos dele.
procure você, o teclado tá aí e o google é um oráculo.
mas eu recomendo www.guybourdin.org

41DATNNN82L._SL500_AA240_.jpg (240×240)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o que é isso, eu ainda não sei.
se alguém souber, avisa.